O que é realidade aumentada (RA)?

É uma tecnologia que permite a integração do mundo material ou real com elementos e conteúdos virtuais, criando um ambiente misto para visualização e/ou interação em tempo real. O esquema abaixo descreve, resumidamente, os três componentes necessários para transformar um ambiente em uma realidade aumentada: um local físico, conteúdo virtual (imagem, vídeos, textos, etc), e a tecnologia que torna possível a visualização e a interação com o conteúdo.

componentes de realidade aumentada

Com a evolução da tecnologia e dos dispositivos eletrônicos, a realidade aumentada está cada vez mais presente, bastando apenas um aparelho celular com câmera e acesso à internet. Essas facilidades, possibilitam a construção de espaços e até ambiente inteiros em espaços aumentados, onde as informações virtuais podem ser associadas a pontos turísticos ou marcos históricos diretamente no local de origem.

Realidade aumentada móvel

O surgimentos de aparelhos móveis, com maior capacidade de processamento, recursos multimídia e grande quantidade de sensores (tais como bússola, acelerômetro e câmeras fotográficas) possibilitou a difusão em larga escala de aplicativos de realidade aumentada móvel. Estes aplicativos funcionam determinando a posição e a direção do telefone, para exibir as informações relevantes no local de uso.


realidade aumentada móvel

Como será a minha vida com realidade aumentada?

As aplicações de realidade aumentada são quase infinitas e vão desde visualizar um objeto 3D ou material multimídia através de uma webcam, até a possibilidade de auxílio remoto a médicos em um procedimentos cirúrgicos. Para o uso no cotidiano é uma ferramenta poderosa que facilita o acesso da população à informação. Por exemplo: